Os cabelo também envelhecem???

Meninas parecem brincadeira,mas nossos cabelos também sofrem os efeitos do tempo e perdem saúde e vitalidade .Quando se fala em envelhecimento, nós logo pensamos em rugas, doenças, dificuldades de movimentos... Mas, você já percebeu que quanto mais o tempo passa, mais danificado, mais ralo e mais problemático fica o nosso cabelo? Na maioria das vezes esse processo é desencadeado por fatores externos, que podem ser evitados, e fatores internos, que podem ser controlados. 

Para as mulheres, a chegada da menopausa é um momento crucial. Com a queda na produção de hormônios, especialmente o estrogênio, o cabelo perde a sua beleza natural. Nesse caso é indicado que se invista em massagens que estimulem a circulação sanguínea do couro cabeludo, para que ele volte a transportar nutrientes para os fios.

Mas, independentemente do sexo, com os anos, o cabelo tende a ficar mais ralo, a cair mais e a se renovar de maneira mais lenta. Se esse for o seu problema, investir em uma esfoliação capilar pode ser a melhor saída. Esse tratamento é feito em salões e em clínicas estéticas. Uma vez livre das células mortas, há uma melhora na oxigenação e na nutrição do couro cabeludo, o que favorece a produção de fios novinhos em folha!


Qual a diferença de um cabelo envelhecido e danificado? Quais fatores influenciam neste aspecto?
O cabelo danificado apresenta especialmente alterações da haste pilosa, isto é, pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e  maior opacidade dos fios devido a danos externos como excesso de manipulação com escovas ou tratamentos químicos. Já os cabelos envelhecidos apresentam alteração em toda a estrutura do fio, que se torna menos espesso, menos denso, em menor quantidade e também com o branqueamento gradual dos fios. Este processo de envelhecimento ocorre tanto por fatores intrínsecos como bioquímicos e hormonais como por fatores externos.

Como manter a vitalidade dos fios? Quais os cuidados básicos de beleza para manter o cabelo saudável e com brilho?
Existem algumas dicas para aumentar a longevidade dos fios, entre elas podemos citar: evitar a manipulação exagerada dos fios, escolher escovas e pentes largos, sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente, evitando fontes de calor como secador ou chapinha, evitar shampoos com alto índice de detergência, usar uma máscara capilar uma vez por semana, cortar pontas duplas e fios quebrados.
A alimentação contribui para a saúde dos fios? Se sim, por que?
A deficiência de nutrientes como ferro, vitamina D e zinco pode levar à queda de cabelo e ao enfraquecimento dos fios. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribui para toda a nossa saúde, inclusive a dos cabelos.

Portanto, não importa qual seja o seu sexo ou a sua idade, é essencial que você se conscientize da necessidade de manter o cabelo sempre muito limpo e hidratado, da importância de ter uma alimentação balanceada e um controle constante da sua saúde. Estes cuidados podem fazer toda a diferença. Afinal, os cabelos são a moldura do seu rosto e parte essencial da sua beleza!


1 comentários:

 
Crespos e Cachos © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo